No próximo dia 22 de junho, pelas 17h00, no espaço B-Lounge da Universidade do Minho, o Communitas e a Casa do Conhecimento organizam uma conversa sobre negacionismo e ciência. Este evento visa fornecer um espaço aberto para discussões fundamentadas sobre o negacionismo científico, as suas origens, consequências e estratégias para combatê-lo.
O negacionismo científico é uma postura que refuta ou minimiza evidências científicas bem estabelecidas em relação a determinados temas, como mudanças climáticas, vacinação, evolução, entre outros. Nos dias atuais, observa-se um preocupante aumento nestas correntes, impulsionado, em parte, pelo acesso cada vez maior a informações de diversas fontes. No entanto, essa abundância de informações muitas vezes não é acompanhada por uma adequada literacia mediática dos utilizadores.
O seminário conta com a participação de Anabela Carvalho, professora e investigadora do departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, Emília Araújo, professora do departamento de Sociologia da Universidade do Minho e investigadora do CECS, e Tiago Ramalho, jornalista de Ciência do jornal Público.
A participação neste evento é livre e tem a duração aproximada de uma hora.