Terá lugar, no dia 21 de junho, pelas 18h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o seminário “Comunicar Amazônia: o rádio em comunidade ribeirinha”. O evento conta com a participação de Lucileyde Feitosa Sousa, pós-doutoranda do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.
O seminário procura mostrar a importância da rádio nas comunidades ribeirinhas, o modo como as pessoas fazem uso da informação recebida para construírem os seus territórios de comunicação, convivência, memória e socialização, considerando essa produção do espaço geográfico. Nesse sentido, o evento tem como objetivo divulgar o conhecimento geográfico das questões de natureza amazónica, com ênfase na importância da rádio na construção dos territórios de comunicação em comunidade ribeirinha permeada por saberes tradicionais, experiências, imaginários, memórias, linguagens e representações.
A rádio participa dessa dinâmica do viver ribeirinho, sendo essencial no fortalecimento da comunicação comunitária, no exercício da cidadania e na defesa da vida na Amazônia ribeirinha.
Lucileyde Feitosa Sousa é professora, doutora em Geografia/UFPR, integrante do Movimento Jornalismo e Ciência na Amazônia e colunista da Rádio CBN Amazônia/Porto Velho e do site Portal Amazônia.
Este seminário faz parte do projeto de Pós-Doutoramento desenvolvido no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, sob a supervisão de João Sarmento e de Madalena Oliveira.
Por motivos relacionados com a lotação da sala, a inscrição neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email: cecs@ics.uminho.pt.