No dia 7 de novembro, às 11h00, na Sala 1.15 (CP2, Campus de Gualtar), o professor e investigador Fernando Gonçalves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil) apresenta uma reflexão sobre fotografia luso-africana contemporânea e comunicação intercultural.
A sessão integra o ciclo de Seminários de Comunicação e Diversidade, promovido pelo CECS, em parceria com o Museu Virtual da Lusofonia.
Fernando Gonçalves é Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Pós-Doutorado em Sociologia do Cotidiano pela Universidade Paris V, Sorbonne. É Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os seus interesses de investigação são as intersecções entre comunicação, arte e cultura visual, particularmente as práticas artísticas com fotografia que discutem questões relacionadas com o corpo, a memória e os saberes e territórios minorizados. Em 2024 e 2022 coeditou a coletânea Políticas e Narrativas do Corpo (I e II). Em 2020 publicou o livro Estética e política da representação na fotografia contemporânea; em 2016, publicou Ruídos para ver; e em 2006, Fabulações Eletrônicas: poéticas da comunicação e da tecnologia em Laurie Anderson.
A entrada é livre.