No próximo dia 27 de outubro, terá lugar o segundo Seminário de Cultura Visual deste ano letivo, com Cristina Mendanha e Francesca Rayner. Intitulado CLEMENTINA, o seminário decorrerá pelas 14h30, na Sala 0.05 do Complexo Pedagógico II da UMinho.
A partir do espetáculo CLEMENTINA da Arte Total, apresentado em julho no Theatro Circo, será apresentado um vídeo resumo do trabalho. Pretende-se debater as ações de resistência para a criação de outras figurações possíveis para o feminino, para o corpo e para a subjetividade, na maioria das vezes ausentes nas vivências em dança no contexto escolar e, muitas vezes, subjugado pelas relações de poder e criação dos “corpos dóceis” de que nos fala Foucault.
Cristina Mendanha (1966) é licenciada em Belas Artes – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1989). Mestre em Educação em Arte pela Universidade de Surrey Roehampton e doutora em Educação Artística, pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto (2017). Em 1992, fundou a Arte Total, onde ocupa o cargo de diretora artística e professora. Atualmente é coordenadora do Festival Internacional de Dança de Vídeo de Braga. Os seus escritos incluem artigos e apresentações em Diálogos com Arte – Revista de Arte, Cultura e Educação, Arts Agön: Fórum de Pesquisa em Artes -UW-Divisão de Artes de Madison, Encontro de Práticas de Pesquisa em Educação em Artes – Faculdade de Belas Artes, Universidade de Porto e Conferência Europeia de Pesquisa Educacional – ECER. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Artística (LabEA) e Práticas Artísticas: Subsídios pelo reconhecimento de seus mecanismos rizomáticos na transmissão de conhecimento.
Francesca Rayner é Professora Associada de Estudos Teatrais na Universidade do Minho. A sua investigação centra-se na política cultural do espetáculo, com particular ênfase em Shakespeare. Tem publicado amplamente em revistas nacionais e internacionais nesta área e editou várias revistas e coleções internacionais. Tem sido responsável pelos Estudos Ingleses e Norte-Americanos e ajudou a criar e gerir o curso de Teatro da Universidade. Está atualmente envolvida em projetos sobre o impacto europeu de Shakespeare e das mulheres sob a ditadura portuguesa.