Seminário doutoral: Elaborar um projeto de investigação

No próximo dia 24 de fevereiro, pelas 14h30, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais, terá lugar o primeiro Seminário Doutoral de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais do ano letivo 2022-2023. Sara Pereira e Sandra Marinho, ambas docentes do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, são as convidadas; “Elaborar um projeto de investigação” é o tema.

Sara Pereira é Professora Associada com Agregação do Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Ciências da Comunicação, e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.
Em 2020 realizou provas de Agregação em Ciências da Comunicação e em 2004 doutorou-se em Estudos da Criança, especialização de Educação para os Media, na Universidade do Minho. Tem como principais áreas de investigação as crianças, os jovens e os media; os direitos de expressão e de participação de crianças e jovens; Literacia para os Media; e públicos e práticas mediáticas. Tem coordenado vários projetos nacionais e europeus e é autora de diversas publicações nestas áreas.
Atualmente é IR do projeto “bYOU – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media”, financiado pela FCT (PTDC/COM-OUT/3004/2020). Participa, como membro da equipa, do projeto “Verdad y ética en las redes sociales. Percepciones e influencias educativas en jóvenes usuarios de Twitter, Instagram y YouTube (Internética)”, financiado pela convocatória de projetos I+D+i do Ministerio de Ciencia, Innovación y Universidades (Espanha) de 2019 (PID2019-104689RB-I00).
Foi diretora do Departamento de Ciências da Comunicação entre 2013 e 2019 e diretora do mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação entre 2010 e 2015.
Preside à secção Media Education Research da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) desde julho de 2019.
É cocoordenadora do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia e coautora do programa de rádio Ouvido Crítico.

Sandra Marinho é doutorada em Ciências da Comunicação, na área de Estudos de Jornalismo, pela Universidade do Minho em 2012, é Professora Auxiliar na UMinho, onde ensina nas áreas de Metodologias de Investigação e Jornalismo.
Desenvolve investigação sobre a qualidade no ensino do jornalismo. Entre as suas publicações constam o livro Jornalismo e Formação em Mudança: modelos e construções na análise do caso português (CECS – UMinho, 2015) e o artigo científico, em coautoria, “O erro médico na imprensa portuguesa: quando os pacientes fazem parte da notícia“.
É sócia de diversas associações de pesquisa internacionais, como a IAMCR, ECREA, ICA e AEJMC (Association for Education in Journalism and Mass Communication).

[Publicado: 20-02-2023]