Seminário Exchange com Sanja Milivojevic

Terá lugar, no próximo dia 27 de maio, pelas 14h30, no Auditório de Educação, o Seminário Exchange “Rethinking ‘Stealing the fire, 2.0 style’. Furthering our engagement with counter-security technologies in 21st century”, com Sanja Milivojevic.

O policiamento da mobilidade global dentro do espaço informacional e o uso da tecnologia no controlo da mobilidade têm sido objeto de investigação académica há já algum tempo. Os académicos que se aventuraram principalmente nessa área de pesquisa fizeram-no no sentido de documentar o uso da tecnologia para observar e controlar as populações móveis. Raramente a atenção académica se concentra no uso da tecnologia como um local de resistência e/ou de mudança social (Newell et al. 2016; para exceções notáveis, ver Gillespie et al. 2016; Rovisco 2015). Nesta apresentação, Sanja Milivojevic gostaria de revisitar e de aprofundar algumas das principais premissas do seu artigo publicado em Theoretical Criminology, em 2018 (Milivojevic, 2018).

No artigo, investigou como o “digital” transforma as fronteiras a partir de baixo e como a tecnologia pode servir não apenas como facilitador de mobilidade, mas também como uma ferramenta para des-securitização e re-humanização de não-cidadãos ilegais. Argumentou que aqueles que cruzam fronteiras recuperam a tecnologia e, ao fazê-lo, conseguem com segurança
a passagem segura, registram práticas de fronteira abusivas e criam contra-narrativas de migração desafiando a narrativa do “migrante perigoso”. No contexto da migração irregular, afirmou que esse processo ocorre em grande parte nas plataformas tecnológicas existentes, como os meios sociais e a tecnologia de smartphones. Nesta comunicação, no entanto, Sanja Milivojevic gostaria de testar algumas dessas premissas, mas também aprofundar a sua análise sobre o papel que a tecnologia pode e deve desempenhar na des-securitização da migração. Sanja Milivojevic irá focar-se na emergente tecnologia para “o bem” (por exemplo, realidade virtual e aumentada, aplicativos desenvolvidos pelos próprios participantes da fronteira e pela Internet das Coisas). A apresentação também refletirá sobre o papel da pesquisa e porque precisamos de nos concentrar em tecnologias de contra-segurança no Norte Global, mas também no Sul Global.

Sanja Milivojevic é professora de Criminologia em La Trobe, Melbourne. Os seus interesses de investigação são os seguintes: fronteiras e mobilidade, tecnologias de segurança, vigilância e criminalidade, género e vitimização, além de justiça criminal internacional e direitos humanos. É diretora associada de criminologia de fronteira na Universidade de Oxford e membro do conselho editorial da revista Temida (Sérvia). Sanja foi professora visitante na Universidade de Oxford, na Universidade de Oslo, na Universidade de Belgrado e na Universidade de Zagreb. O seu último livro “Border Policing and Security Technologies” está publicado na Routledge (2019).

[Publicado: 15-04-2019]