Terá lugar, no próximo dia 24 de abril, pelas 14h30, no Auditório Multimédia, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, o Seminário Exchange “Memoirs. Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias”.
A sessão contará com a participação de Margarida Calafate Ribeiro e Fátima Rodrigues, do Centro de Estudos Sociais de Coimbra.
O objetivo deste seminário é refletir sobre os principais desafios conceituais e metodológicos do projeto MEMOIRS – filhos de impérios e pós-memórias europeias.
Em termos gerais, procura compreender o impacto da transferência de memórias do fim do colonialismo na Europa contemporânea. MEMOIRS centra-se nas memórias intergeracionais dos filhos e netos dos envolvidos nos processos de descolonização das colónias de França, Portugal e Bélgica em África – República Democrática do Congo (RDC), Argélia, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. A herança colonial europeia é interrogada a partir de entrevistas e análises comparativas de representações de segunda e terceira geração, influenciadas pelas guerras coloniais pós-memória e pelo fim dos impérios.