Nos dias 3, 4 e 6 de julho, terá lugar, no Auditório do Instituto de Educação, o Seminário Igualdade, Inclusão e Tempo no Ensino (não) Superior. Melhorar a resposta à diversidade e violência.
As instituições de ensino superior (IES) desempenham um papel fundamental na geração de conhecimento que contribua para a implementação de políticas e programas que erradiquem a violência, previnam e combatam a descriminação e a desigualdade de qualquer tipo.
Antes de mais, as instituições de ensino em geral e as instituições de ensino superior, em particular, são espaços onde a diversidade de género, orientação sexual, idade, etnia, capacidade física e funcional e religião ocupa um lugar de suma importância. Todavia, sabemos que persistem barreiras à implementação de práticas de promoção da diversidade e erradicação da violência numa perspetiva interseccional no ensino. Mesmo com antecipação de tendências e/ou desafios que possam mudar as organizações para torná-las ainda mais equitativas, as pessoas envolvidas no processo de transformação enfrentam dificuldades para conceber, implementar e avaliar os impactos das medidas. Tal significa que a diversidade representa uma série de desafios às instituições que passam pela criação, implementação e avaliação de políticas e ações, cujo objetivo seja alcançar a igualdade e a inclusão de todas as pessoas em todos os espaços e tempos institucionais (gestão, administração, ensino, pesquisa, etc.).
Neste contexto, este seminário pretende gerar um espaço de diálogo e debate a partir da apresentação de experiências de gestão organizacional, políticas e programas institucionais , projetos de intervenção, ações transversais de ensino ou pesquisa e protocolos implementados por instituições de ensino localizadas na Ibero -América que permitem a disseminação de boas práticas e, ao mesmo tempo, a identificação de desafios, avanços ou retrocessos nas universidades em temas de igualdade e inclusão.
Comissão Científica:
Comissão organizadora:
Programa final aqui
Inscrições aqui
Importante: O seminário é acreditado na modalidade presencial.