Seminário “Sociedades mediterrâneas de vingança da honra pessoal: uma perspetiva sociológica”

Terá lugar, no próximo dia 24 de março, pelas 17h00, via Zoom, o Seminário “Mediaterranean Feuding Societies: a sociological perspective”, com Fatos Tarifa.

O seminário aborda, numa perspetiva sociológica, a análise da transformação da vingança da honra pessoal, de um comportamento esporádico, insignificante e irreflectido, num comportamento deliberado, previsível, orientado por normas e universalmente partilhado e sustentado em diversas sociedades mediterrânicas. Fatos Tarifa examina uma série de interpretações recentes e menos recentes da vingança praticada no Norte da Albânia e noutras sociedades mediterrânicas, ao longo dos séculos. Considera-as inadequadas na medida em que não enquadram a vingança no seu contexto histórico, económico e cultural. Defende como quadro de referência plausível – ou pelo menos como um exercício intelectualmente útil – a abordagem deste fenómeno, do ponto de vista da teoria funcionalista, apontando assim numa direcção em que pode ser encontrada uma compreensão mais informada e complexa da vingança da honra pessoal.

Fatos Tarifa, antigo Reitor da Universidade de Nova Iorque Tirana, é atualmente Professor de Investigação em Sociologia e Relações Internacionais na Universidade Europeia de Tirana, Albânia.
Tem dois doutoramentos, um em Sociologia, pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), e outro em Ciência Política, pela Universidade de Tirana.
Ocupou vários cargos académicos em várias instituições de ensino superior na Europa e América do Norte, incluindo o Instituto de Estudos Sociais em Haia, a Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Campbell University, Webster University, e Eastern Michigan University.
Tarifa tem sido, entre outros, um académico visitante ou convidado em várias universidades de renome.
Os seus conhecimentos são primariamente nas áreas da sociologia e da globalização. É o autor, coautor ou editor de 55 livros e mais de 100 artigos e capítulos de livros revistos por pares.
É atualmente o Presidente da Academia Albanesa de Artes das Ciências, e recebeu várias bolsas, distinções e prémios internacionais.

[Publicado: 18-03-2022]