Decorrerá, no próximo dia 12 de janeiro, pelas 14h30, na Galeria do Paço, na Caso do Conhecimento, mais uma sessão do Seminário em Comunicação e Diversidade. Jorge Correia Jesuíno, Ana Cristina Pereira e Álvaro Vasconcelos são os convidados deste seminário dedicado ao tema “Memórias do colonialismo e processos de descolonização”.
Jorge Correia Jesuíno é doutorado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor Emérito no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa. Tem-se dedicado ao ensino e investigação nas áreas do Comportamento Organizacional, Psicologia Social, Sociologia e Filosofia da Ciência. É membro do Centro de Filosofia da Ciência da Universidade de Lisboa (CFCUL) desde 2015. Tem ampla obra publicada sobre liderança, processos de grupo, representações sociais e epistemologia. Da sua obra destacamos o livro “Processos de Liderança (Livros Horizonte, 4ª edição)”.
Álvaro de Vasconcelos é fundador do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI). É investigador do CEIS20 da Universidade de Coimbra. Foi professor convidado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia/EUISS. É fundador e coordenador do Forum Demos.
Colunista regular na imprensa, coordenou e editou o relatório que o EUISS produziu para a União Europeia Global Trends 2030 e vários relatórios do Arab Reform Iniciative. Entre as suas obras, destacamos o livro “Memórias em Tempo de Amnésia: uma campa em África” (Edições Afrontamento, 2022).
Ana Cristina Pereira é licenciada em Teatro pelas escolas Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e Música e Artes do Espetáculo do Porto. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro. Doutora em Estudos Culturais pela Universidade do Minho. É investigadora do CECS-Universidade do Minho, como membro do Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” (PTDC/COM-CSS/3121/2021). É coordenadora do Grupo de Trabalho de Cultura Visual da SOPCOM, desde 2019. Entre as suas obras, destacamos o livro “Abrir os Gomos do Tempo: conversas sobre cinema em Moçambique” (2022, UMinho Editora).
Esta sessão é uma parceria entre o Museu Virtual da Lusofonia, o projeto MigraMediaActs e a Casa do Conhecimento.