O próximo Seminário MILObs terá lugar no dia 20 de maio, a partir das 14h30. Realiza-se presencialmente na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Víctor Manuel Marí Sáez, da Universidade de Cádiz (Espanha), é o orador convidado e dinamizará a sessão intitulada “Pensar a comunicação para a mudança social aqui e agora”.
O encontro discutirá os desafios e as oportunidades associadas ao desenvolvimento de um pensamento comunicacional crítico.
Partindo do artigo publicado na revista Arbor, o objetivo da sessão é trabalhar em redor de três ideias que se constituem como questões centrais na investigação atual em Ciências Sociais e da Comunicação:
• Os efeitos negativos das reformas do Espaço Europeu do Ensino Superior na construção de um pensamento comunicacional crítico. Utilizando o exemplo da investigação em comunicação em Espanha nos últimos 20 anos, o investigador sugere diferentes reflexões destinadas a pensar criticamente sobre as tendências correntes nas Ciências Sociais, particularmente no campo da Comunicação.
• Pensar no contexto global: a geopolítica do conhecimento e o papel desempenhado pelos países periféricos e semiperiféricos, como é o caso de Espanha.
• Para sublinhar as características do pensamento comunicacional latino-americano, as suas propostas alternativas e algumas das suas aberrações atuais.
Víctor Manuel Marí Sáez é licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid e doutorado em Jornalismo pela Universidade de Sevilha. É atualmente professor na Universidade de Cádiz, onde foi coordenador do programa de doutoramento inter-universitário em Comunicação. Fundador e editor-chefe da revista Commons. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital, tem mais de 20 anos de experiência de investigação e é autor de diversos artigos científicos e informativos, livros e capítulos de livros sobre comunicação, TIC, solidariedade e mudança social. É atualmente o investigador principal do projeto Digicom2030: Comunicación solidaria digital. Análisis de los imaginarios, los discursos y las prácticas comunicativas de las ONGD en el horizonte de la Agenda 2030.
A entrada é livre.