Seminário MILObs sobre Educomunicação no Brasil

O Seminário Permanente de Educação para os Media está de volta, com novo nome. Intitular-se-á a partir de agora – e na sequência do lançamento oficial do MILObs, em julho passado – Seminário MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia.

A primeira sessão deste ano letivo irá realizar-se já na próxima quinta-feira, dia 22 de novembro, às 14h30, no Auditório de Engenharia da Universidade do Minho (edifício em frente ao ICS) e será dinamizada por Rafael Gué Martini.

Investigador e educomunicador, Rafael irá falar sobre a Educomunicação no Brasil e sobre as perspectivas de intervenção deste campo, a partir de uma revisão dos seus conceitos. Como o próprio transmite, a abordagem partirá “de experiências práticas com a linguagem áudio-scripto-visual na promoção da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) em projetos socioambientais e escolas do Brasil. Essas experiências possibilitaram o desenvolvimento de estratégias metodológicas e reflexões sobre as Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), com foco na aprendizagem significativa. De entre essas estratégias e reflexões serão abordadas: a pedagogia de projetos; o vídeo-fórum; as oficinas de criação; o trabalho multietário; equipe x turma; e a aprendizagem-ensino. A partir dessas questões serão discutidas as novas possibilidades de aplicação da Educomunicação no Brasil e em outros países.”

Rafael Gué Martini é doutorando em Educação pela Universidade do Minho, professor da área de Educação e Comunicação da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e vice-líder do grupo de pesquisa Educom Floripa/CNPq.

[Texto publicado a 16-11-2018]