Terá lugar, no próximo dia 10 de março, pelas 17h00, via Zoom, o Seminário Permanente de Ciência com e para a Sociedade sobre “Ciência e Arte: processos coletivos de criação”. Catarina Pombo Nabais, da Universidade de Lisboa, é a convidada.
Catarina Pombo Nabais é atualmente Investigadora no Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Filosofia – variante em Filosofia da Ciência – pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998), obteve o seu Diplôme d’Études Approfondies em Filosofia na Universidade de Amiens, França (1999), e concluiu o seu doutoramento em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Paris VIII, sob a supervisão de Jacques Rancière (2007) com a mais alta distinção para uma dissertação de doutoramento em França.
De 2007 a Maio de 2019, foi Bolseira de Pós-Doutoramento com 3 bolsas sucessivas concedidas pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Centro de Filosofia da Ciência da Universidade de Lisboa (CFCUL), do qual é membro integrado desde 2006.
De 2007 a 2014, foi chefe do grupo de investigação (RG) “Ciência e Arte”. Em 2014 criou a linha de investigação “Science-Art-Philosophy Lab (SAP Lab)”. Atualmente é a vice-presidente do grupo de investigação (RG3) “Filosofia da Tecnologia, Ciências Humanas, Arte e Sociedade”. Na linha da sua atividade de investigação no domínio da Ciência e da Arte, pertence ao corpo docente do Programa Internacional de Doutoramento “Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade”, principalmente no que diz respeito à área “Ciência e Arte”. Atualmente está a supervisionar 5 dissertações de doutoramento.
A sua investigação inclui Filosofia Contemporânea, Estética, Metafísica, Ciência e Arte, Epistemologia, Ética e Ecosofia. No que diz respeito ao campo interdisciplinar “Ciência e Arte”, centra o seu trabalho nos conceitos de Território, Corpo, Ecosofia e Criação. Paralelamente, desenvolve uma carreira como Curadora de Arte, tendo concluído, em 2016, uma Pós-Graduação em Curadoria de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH – UNova Lisboa).