Seminário permanente sobre economia criativa e desenvolvimento sustentável

O primeiro Seminário Permanente de Políticas de Comunicação e Cultura de 2020 já tem data marcada: dia 16 de janeiro, pelas 16h00, na sala de reuniões do ICS, Claúdia Sousa Leitão abordará o tema “Economia criativa e desenvolvimento sustentável: desafios e perspetivas dos empreendimentos criativos nas cidades brasileiras”.

De acordo com a convidada, “a despeito da ausência de políticas públicas para a Economia Criativa no Brasil, um grande contingente de jovens, que hoje está na periferia das cidades brasileiras, vem trabalhando formal e informalmente nos setores culturais/criativos. Essa criatividade manifesta-se, sobretudo, a partir da (re)invenção de tecnologias sociais, muitas vezes produzidas em ambiente de precariedade e carência social”.

É neste contexto que a ONU declara 2021 como o ano internacional da Economia Criativa para o desenvolvimento sustentável. Perante isto, Cláudia Sousa Leitão questiona “em que medida essa decisão poderá impactar as políticas públicas para a Economia Criativa dos países do grande sul?”. Esta será, certamente, uma das várias questões que serão discutidas na próxima sessão deste Seminário Permanente.

Cláudia Sousa Leitão é doutorada em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). É Professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, onde participa do Grupo Unificado de Pesquisa sobre Estudos Turísticos e de Hospitalidade. É membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Conselho Editorial da publicação virtual Políticas Culturais em Revista/UFBA. Como investigadora, foi consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na Universidade Estadual do Ceará criou e coordenou a Especialização em Gestão Cultural e o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos, tendo sido também coordenadora do mestrado académico em Administração, com foco na gestão da micro e pequena empresa. Foi Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no Ceará (2001-2002) e Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006). O Programa Cultura em Movimento: Secult Itinerante, criado na sua gestão, rendeu-lhe o primeiro lugar do Prémio Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), na categoria Gestão Pública. Foi responsável pela criação da Secretária da Economia Criativa (SEC) do MinC, tendo sido a sua primeira gestora, entre os anos de 2011 a 2013; foi, também, secretária municipal de Cultura e Turismo do município de Aracati, Ceará. Cláudia Sousa Leitão possui vários livros e artigos científicos publicados, com destaque para as temáticas da economia criativa, cultura, desenvolvimento, turismo e políticas e gestão públicas. É consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), assim como para o Sebrae, governos federal, estaduais e municipais, empresas e outras organizações. Atualmente dirige o Observatório de Fortaleza (Governança Municipal e Políticas Públicas) do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) e é presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

[Publicado: 13-01-2020]