Seminário Permanente sobre “Investigação participativa: quando a metodologia é política…”

O Seminário Permanente de Ciência com e para a Sociedade retoma a atividade no dia 3 de novembro, às 20h00, com a sessão “Investigação participativa: quando a metodologia é política…”, orientada pela Professora Sofia Bento, investigadora no SOCIUS-CSG, no ISEG.
A sessão realiza-se via Zoom.

A investigação participativa não é recente, mas distingue-se de outras abordagens à pesquisa em Ciências Sociais. Pode-se defini-la sumariamente como uma forma colaborativa de envolver atores não cientistas no curso da investigação. O que carateriza este processo? Como se pode implementá-lo e que opções se nos oferecem escolher para concretizar um processo participativo? Até aqui falamos de metodologia, mas precisamente porque invertemos ordens (perito vs leigo, neutralidade vs subjetividade), esta é uma abordagem que é política nas várias opções do/a investigador/a. A sessão tentará dar a conhecer o que se pode fazer e por que motivo se escolhem processos participativos, enquadrando estas escolhas nos contributos que os estudos sociais da ciência têm dado à investigação participativa.

Sofia Bento é professora associada e investigadora no SOCIUS-CSG, no ISEG onde leciona disciplinas nas áreas da Sociologia da Ciência, da Psicologia das Organizações e do Comportamento Organizacional e da Metodologia para Ciências Sociais. É membro do Conselho Científico do Instituto Superior de Economia e Gestão, sendo também Conselheira do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Representa o ISEG na ESST -European Studies of Society, Science and Technology-no âmbito da qual é responsável pela especialização “Water management and water uses: public participation, stakeholders’ involvement and the role of science” (desde 2012). Desenvolve investigação maioritariamente na área da Ciência, Tecnologia e Sociedade. Interesses recentes são ambiente e dispositivos de participação, controvérsias científicas e técnicas, vivências de contaminação de solos e água. Publicou vários artigos e capítulos de livros nestes temas. Coordenou projetos nacionais e internacionais, e várias equipas em projetos internacionais. Neste momento, participa no projeto internacional sobre contaminação de água, intitulado EGROUNDWATER (H2020), que visa apoiar a gestão sustentável de aquíferos com o uso de plataformas digitais.

[Publicado: 28-10-2020]