Seminário PolObs: Artes da Cena: criação e gestão em vivências coletivas

Terá lugar na próxima terça-feira, dia 9 de janeiro, pelas 15h00, o seminário Artes da Cena: criação e gestão em vivências coletivas organizado pelo Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. O evento será online e transmitido pela plataforma Zoom.

A convidada desta sessão é a professora e pesquisadora Maria Helena Cunha, doutoranda em Artes, do Programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, que discutirá seu projeto de doutoramento cujo objetivo é investigar os processos colaborativos que entrelaçam as experiências criativas e os processos organizacionais de grupos de teatro, problematizando a vivência coletiva nas artes cênicas e buscando os elementos do campo da gestão cultural que subsidiam o modo de fazer coletivo. A metodologia definida para conduzir a pesquisa qualitativa teve como base duas ferramentas que se complementam: a entrevista coletiva (roteiro semiestruturado) e o exercício de construção da linha da vida.

Maria Helena Cunha é gestora cultural, professora, pesquisadora, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento e Gestão Cultural. Coordenou o curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA. Fez a coordenação de Planejamento do Programa de Soluções Estratégicas para as Artes Cênicas (SEBRAE-MG). Diretora da Inspire Gestão Cultural. Publicou os livros Gestão Cultural: Profissão em Formação (2007) e Planejamento Estratégico de Projetos e Programas Culturais (2018). Atualmente é coordenadora pedagógica do programa de formação do Instituto Vivas e do Instituto Tatajuba e doutoranda em Artes, no Programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes /UFMG, linha de pesquisa de artes da cena.

[Publicado: 05-01-2024]