Terá lugar no dia 9 de julho, pelas 15h00, o seminário “O Paradigma do Commons e a Transformação dos Museus” no âmbito do Ciclo de Seminários PolObs Cultura 2024 – Conexões de Projetos de Doutoramento com Políticas Culturais. O evento será via Zoom.
A convidada desta sessão é Denise Pollini, doutoranda em Estudos Culturais na Universidade da Antuérpia, que procura compreender como o paradigma do “Commons” (ou Comunalização) pode engendrar uma proposta de renovação das instituições museais no século XXI.
Denise Pollini é investigadora, educadora e curadora que vive entre o Porto, Portugal, e a Antuérpia, Bélgica. Foi Coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves entre 2015 e 2021 e do Setor Educativo do Museu de Arte Brasileira (São Paulo) entre 1999 e 2015. Em 2023 realizou a curadoria da Conferência internacional “Comum: Pela Política e Estética da Partilha”, realizada em São Paulo, Brasil. Atualmente desenvolve seu PhD na Universidade da Antuérpia sob o tema “The Commons and Museums: the Commons as a Pathway to a New Institutional Dynamic.” Desde 2022 integra o Centro de Investigação “Culture Commons Quest Office” (CCQO) na Antuérpia. É bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Portugal.