No próximo dia 7 de abril, pelas 14h00, terá lugar o Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade intitulado “SHARE: o maior projeto longitudinal em Ciências Sociais da Europa”. O evento científico conta com a participação de Alice Delerue Matos, Fátima Barbosa e Patrícia Silva.
SHARE – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe é um projeto multidisciplinar e multinacional que disponibiliza dados sobre a saúde, o estatuto socioeconómico e as redes sociais e familiares de mais de 85.000 indivíduos, com 50 anos ou mais de 20 países europeus (+ Israel). Veio dar resposta ao apelo da Comissão Europeia para que fosse estudada a possibilidade de se estabelecer um estudo longitudinal sobre o envelhecimento na Europa. Constitui, atualmente, um dos principais pilares da investigação europeia. Em 2008, foi selecionado como um dos projetos a ser implementados no European Strategy Forum on Research Infrastructures.
Alice Delerue Matos é doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Demografia, pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, em 2007. É Professora Auxiliar do Departamento de Sociologia da Universidade do Minho. Coordena a equipa portuguesa do maior projeto europeu longitudinal na área das Ciências Sociais, o projeto SHARE – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe e é consultora estrangeira do projeto congénere ELSI-Brasil (Estudo Longitudinal da Saúde e bem-estar dos Idosos Brasileiros).
Centra a sua investigação nas áreas da Sociologia do Envelhecimento, Sociologia da Saúde e Demografia. Das suas publicações mais recentes constam Social isolation, physical inactivity and inadequate diet among European middle-aged and older adults (2021) (com Barbosa, F.; Cunha, C.; Voss, G. & Correia, F.), Eixo Atlántico: situación demográfica e perspectivas (2020) (com Castro, A. & Martinez, G.) e O contributo da Demografia para o conhecimento e políticas de mitigação da pandemia (2020) (com Nogales Vasconcelos, A.).
Membro da direção da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Demografia e coordenadora da Área Temática Dinâmicas Populacionais, Gerações e Envelhecimento da Associação Portuguesa de Sociologia, venceu o Prémio de Mérito de Docência, pela Universidade do Minho, em 2008, e o 3º Prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo com o projeto “Bem Envelhecer”, em 2012, atribuído pela Câmara Municipal de Braga e pela Fundação Bracara Augusta.
Fátima Barbosa é doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho (2016) é, atualmente, bolseira de pós-doutoramento da equipa portuguesa do projeto Europeu SHARE – Survey of Health, Ageing and retirement in Europe. As suas principais áreas de investigação são Sociologia do Envelhecimento e Sociologia da Saúde, com um enfoque particular na prestação de cuidados informais pela população com 50 e mais anos.
As suas mais recentes publicações são: Do European Co‐Residential Caregivers Aged 50+ have an Increased Risk of Frailty? (Barbosa, F.; Voss, G. & Delerue Matos, A., 2020); Health Impact of Providing Informal Care in Portugal (Barbosa, F.; Voss, G. & Delerue Matos, A., 2020); The impact of living alone on physical and mental health: does loneliness matter? (Barbosa, F.; Cunha, C.; Voss, G. & Delerue Matos, A., 2019).
Patrícia Silva é doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho (2019). Atualmente é investigadora em pós-doutoramento da equipa portuguesa do projeto Europeu SHARE – Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe. A sua investigação centra-se na área da Sociologia do Envelhecimento, tendo publicado diversos artigos científicos sobre a importância da tecnologia no bem-estar dos indivíduos mais velhos. Dos artigos mais recentes, constam Can the internet reduce the loneliness of 50 + living alone? (Silva, P., Delerue Matos, A. & Martinez-Pecino, R., 2020); Confidant Network and Quality of Life of Individuals Aged 50+: The Positive Role of Internet Use (Silva, P., Delerue Matos, A. & Martinez-Pecino, R., 2018) e E-inclusion: Beyond individual socio- demographic characteristics (Silva, P., Delerue Matos, A. & Martinez-Pecino, R., 2017). Em 2017, venceu o prémio Dayan-O’Roark In Absentia Research Award, na 75th ICP Conference (Congresso Mundial do Conselho Internacional de Psicólogos), em Nova Iorque (USA).
Com este seminário, dá-se início a uma segunda fase do Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade, em que se procura envolver os projetos de investigação do CECS, mantendo o objetivo inicial da partilha do conhecimento.
O evento decorrerá via plataforma Zoom e será transmitido na página do Facebook do CECS.