O Seminário Permanente Ciência Para (Com) a Sociedade acontece no dia 15 de dezembro, às 20h15, com a sessão “Relação Universidade-Indústria na produção de conhecimento: Redes e Actores”, orientada pela Professora Paula Urze (FCT-Universidade NOVA de Lisboa). A sessão realiza-se via Zoom.
O trabalho apresenta as preocupações científicas e alguns resultados do projeto CoRe – Competências de I&D para a Criação de Valor em Rede. Tendo como referência teórica o conceito de inovação aberta, cunhado por Chesbrough em 2003, pretende-se compreender os fatores que promovem ou limitam os processos de inovação na relação universidade-indústria. A inovação aberta é um campo de investigação relevante na literatura de inovação e tem como ponto de partida a ideia de que os desafios de hoje são de ampla complexidade e exigem um vasto leque de conhecimentos. Deste modo, para criar e implementar soluções, é necessário que a colaboração ocorra entre diferentes áreas e actores com uma variedade de experiências e conhecimentos.
A secção empírica da apresentação baseia-se num estudo de caso desenvolvido numa empresa de base tecnológica pertencente a uma concessionária de gestão de auto-estradas em Portugal.
Paula Urze é Professora Associada da Faculdade Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade NOVA de Lisboa. É licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL e doutorada em Sociologia Económica e das Organizações pelo ISEG-UL e membro integrado do CIUHCT – Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia.