Seminário sobre Alimentação e Sustentabilidade

16 de outubro: dia mundial da alimentação é o mote da sessão que junta as investigadoras Cynthia Luderer, Zênia Tavares e Paula Mascarenhas num seminário sobre Alimentação e Sustentabilidade. O encontro terá lugar no auditório de engenharia (campus de Gualtar), pelas 14h00.

Cynthia Luderer é doutorada em Comunicação e Semiótica pelo programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio sanduíche desenvolvido junto ao programa de Antropologia da Alimentação da Universitat Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha. As suas investigações relacionam-se com os temas culturais mediatizados, tendo peculiar interesse pelo processo criativo, pela análise dos discursos, pelo consumo e pela memória para compreender espetáculos como o Carnaval e, em especial, a Gastronomia.

Zênia Tavares é doutoranda em Sociologia na Universidade do Minho. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil. Realiza atividades de pesquisa e extensão no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e no Núcleo de Estudos sobre o Consumo e Economia Familiar, ambos vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Integra a Rede Feminista Norte Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero e o Fórum Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em Pernambuco. Tem experiência nos estudos sobre consumo, educação do/a consumidor/a, género, feminismo, soberania e segurança alimentar e nutricional.

Maria Paula de Vilhena Mascarenhas é professora auxiliar na Universidade do Minho. Atua na área da Sociologia, tendo como interesses particulares temáticas como a cultura, a alimentação, o meio ambiente, a ecologia e a cidadania. Recebeu o prémio Medalha Municipal de Defesa da Natureza e do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Cascais.

[Publicado: 07-10-2019]