Seminários “História(s) do Presente. A formação do mundo contemporâneo”

Entre fevereiro e maio, irão realizar-se várias sessões do seminário “História(s) do Presente. A formação do mundo contemporâneo”.

– No dia 10 de fevereiro, Nicole Bourbonnais participará com o tema “Espalhando a boa nova: os missionários do planeamento familiar e o fim do império”, seguindo-se Damiano Matasci com o tema “Governar a natureza? Instituições inter-imperiais e cooperação científica no colonialismo tardio em África”.

– No dia 16 de março, Alexander Keese apresentará “Interpretar a história de África (lusófona): transformações no séculos XX”.

– No dia 5 de abril, Ana Guardião apresentará “Viragens humanitaristas para o desenvolvimento: o caso dos refugiados angolanos no Congo-Leopoldville, 1961-975”, seguindo-se Marie.Luce Desgrandchamps, com “África, africanos e a Cruz Vermelha: avaliando o impacto da Segunda Guerra Mundial”.

– No dia 30 de maio, Andrew Thompson apresentará “Humanitarismo e direitos humanos: uma relação atribulada?”

Organizada por Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro, esta apresentação explora as dinâmicas coloniais e decoloniais do conceito de património mundial da UNESCO.

Para inscrição, enviar email com nome para historias.do.presente2022@gmail.com

[Publicado: 19-01-2022]