O MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia levou a cabo um estudo sobre a cobertura mediática da polémica em torno da disciplina de ‘Cidadania e Desenvolvimento’ em quatro jornais nacionais (DN, JN, Observador e Público). Os resultados preliminares serão apresentados num seminário online a realizar no próximo dia 28 de outubro às 15 horas, com os comentários críticos de Manuel Sarmento (UMinho) e Isabel Menezes (FPCE – UPorto).
O estudo ajuda a perceber as visões de escola e de educação que estão em confronto nesta troca de argumentos e a forma como os diferentes media se posicionaram neste debate. Quem foi ouvido? Quem não foi? Quais os argumentos apresentados? O que ficou por dizer? Eis algumas das questões que estarão em debate.
Recorde-se que a polémica estalou no início de setembro, após várias personalidades terem assinado um manifesto contra a obrigatoriedade da disciplina.
A componente de ‘Cidadania e Desenvolvimento’ está integrada no plano curricular do Ensino Básico e Secundário, sendo alguns dos domínios propostos obrigatórios em todos os anos de escolaridade. Entre eles encontram-se, por exemplo, direitos humanos, igualdade de género, desenvolvimento sustentável, educação ambiental, saúde, sexualidade e media, entre outros.
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