Sessões de Seminários Doutorais sobre Análise de Conteúdo Quantitativa e Endnote

Decorreram, no passado dia 15 de março, duas sessões no âmbito dos Seminários Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais.

De manhã, pelas 10h00, na Sala de Atos do ICS, João Gonçalves ministrou um debate sobre “Análise de Conteúdo Quantitativa”. A análise de conteúdo quantitativa é um dos métodos mais utilizados no contexto académico atual para estudar as mensagens dos media. Nesta sessão, os participantes foram introduzidos aos princípios básicos da análise de conteúdo, à incorporação desta técnica num desenho de investigação e à sua aplicação prática. Foram abordados conceitos relevantes como livro de código, amostragem e fiabilidade entre codificadores, bem como algumas técnicas de análise de dados. No final da sessão, os participantes foram capazes de planear e executar um projeto de investigação com recurso à análise de conteúdo quantitativa. O seminário teve a colaboração de Pedro Moura.

João Gonçalves é docente na Erasmus University Rotterdam (Países Baixos) e investigador visitante do Centre for Media Engagement (UT Austin, Estados Unidos). Desenvolve há cerca de sete anos investigação com análise de conteúdo quantitativa em áreas como a comunicação política, participação dos públicos e inteligência artificial. Foi recentemente distinguido com o prémio de excelência em investigação do China Qi-yuan pelo seu trabalho nas representações mediáticas da inteligência artificial e tem artigos publicados em revistas de projeção internacional como Journal of Applied Communication Research e Observatório (OBS*).

Da parte da tarde, Alberto Sá dirigiu um workshop sobre o software Endnote. O Programa Endnote é um dos programas de gestão bibliográfica mais usados e constitui um auxiliar preciosa na elaboração da dissertação.

Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Minho, em 2012, Alberto Sá é Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi diretor da licenciatura em Ciências da Comunicação, onde ensina na área dos meios e comunicação digitais. Tem desenvolvido trabalho de investigação sobre os estudos da memória, em particular a mediação da memória na era digital. Em 2013 foi designado co-líder do WG2 do projeto ‘Ação COST IS1205’ e membro do ‘Steering Committee’.

[Publicado: 27-03-2019]