Realizaram-se no dia 15 de setembro (14h30), na sala de atos do ICS da UMinho (Braga), as provas de doutoramento em Ciências da Comunicação de Sílvia Raquel Barros Pinto. A tese tem orientação de Nelson Zagalo (ICS-UMinho) e de Lia Raquel Oliveira (IE-UMinho), e tem por título “O Storytelling como Processo Pedagógico de Apropriação Artístico-Cultural: Viagem Na Obra De Hieronymus Bosch Mediatizada Por Uma Superfície Tangível”.
A investigação da nova doutora partiu do desenvolvimento de um protótipo de uma solução multimédia que tem por objetivo criar um novo modelo de comunicação para ser utilizado nos museus de arte. Como benefícios da utilização do modelo apresentado surgiu o impacto gerado na construção das aprendizagens significativas relativamente à leitura e na consolidação do conhecimento sobre a obra de arte. Sílvia Raquel Barros Pinto explica: “Este processo de aproximação e ligação com as obras permite um maior envolvimento dos públicos e sugere o desenvolvimento de experiências individuais e/ou de experiências colaborativas que podem ser continuadas no tempo e no espaço virtual, nomeadamente, no Facebook “. Desta forma, espera-se constituir com este modelo uma espécie de laboratório criativo, onde as pessoas podem adotar uma postura crítica, criativa e sobretudo experimental. Para o desenvolvimento deste projeto foi selecionada a obra do pintor Hieronymus Bosch.
O júri, que foi presidido pela presidente do ICS, Professora Doutora Helena Sousa, em representação do reitor da UMinho, foi constituído por Adérito Fernandes Marcos, Professor Catedrático do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta (Lisboa); Albertino Gonçalves, Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia do ICS da UMinho e investigador do CECS; Sara Pereira, Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação do ICS da UMinho e investigadora do CECS; José Carlos de Paiva e Silva, Professor Auxiliar da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, para além de Nelson Zagalo (orientador).
Texto: Vítor de Sousa
Foto: Marta Barbosa