Três projetos ERASMUS+ com a participação de investigadoras do CECS

Recentemente, várias investigadoras do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) receberam avaliação positiva nas suas candidaturas ao programa ERASMUS+. O resultado traduziu-se em três projetos aprovados com a participação do CECS.

“Licence Européenne en Médiation pour l’Inclusion Sociale (LIMEdiat)” é o nome do projeto em que participa a investigadora Ana Maria Silva. LIMEdiat tem como principais objetivos elaborar um plano de formação, de nível de Licenciatura, alinhado com os princípios de Bolonha; produzir e reunir materiais digitais para o ensino-aprendizagem online; conceber um sistema de formação teórica-prática e de estágios através da mobilidade de estudantes e docentes; e validar a Licenciatura em Mediação para a Inclusão Social junto das agências europeias e nacionais dos países do consórcio LIMEdiat.

“Countering Hate And Extremism on Campus – Knowledge Innovation and Training in HE (CHECKIT HE)” é o projeto em que participam as investigadoras Helena Machado, Sheila Khan e Rafaela Granja. Os objetivos do CHECKIT HE passam por melhorar a resposta do “outro” ao ódio e ao extremismo nos campi das instituições de ensino superior, através da promoção de capacidade, conhecimento e aptidões, reunindo projetos e práticas inovadoras no campo. O projeto baseia-se na ideia de que a educação superior tem um papel vital a desempenhar no apoio a sociedades tolerantes e civicamente engajadas.

“European Media and Platform Policy” (EuromediApp) é o projeto em que participa a investigadora Helena Sousa, no âmbito da Jean Monnet Network. Esta rede dedica-se a estudar, analisar e discutir os desafios económicos, sociais e culturais que representam as plataformas digitais na Europa e em todo o mundo. Ao reunir conhecimento e capacidade de investigação, o EuromediApp proporcionará espaços de aprendizagem e apoiará os mecanismos de deliberação política nacional e transnacional sobre os serviços digitais.

[Publicado: 30-11-2020]