“Trial and Error II” planeia futuro projecto europeu sobre ensino do jornalismo

Após dois dias de conferência, a “Trial and Error II – Innovation and trends between the classroom and the company”, que se realizou entre os dias 10 e 11 de maio, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, chegou ao fim com balanço bastante positivo por parte da organização.

Sandra Marinho, investigadora do CECS e coordenadora do evento, apontou esta conferência como um “local de debate e troca de experiências de ensino de comunicação e jornalismo” permitindo, assim a discussão e promoção de práticas inovadoras.

Com cerca de 35 participantes oriundos de diferentes nacionalidades e universidades – Espanha, Holanda, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Brasil e Portugal -, a “Trial and Error II” esteve na base do lançamento de “um futuro projecto europeu centrado no ensino do jornalismo” e procurou ser uma “oportunidade de partilhar práticas e experiências de ensino que poderão ser replicadas em novos contextos”.

Presentes nos dois dias de conferência estiveram Marcus Leaning (Universidade de Winchester) e Harmen Groenhart (Universidade de Ciências Aplicadas, Holanda). Leaning abordou o envolvimento dos estudantes com os média, através de ferramentas digitais e Groenhart falou sobre os novos média na educação para o jornalismo.

Enquanto coordenador do Grupo Temporário de Trabalho sobre Educação para o Jornalismo e Comunicação da ECREA e membro da comissão organizadora, Michael Harnischmacher (Universidade de Passau), referiu alguns dos objetivos da conferência e explicou o nome “Trial and Error II”.

A organização da edição portuguesa esteve a cargo do CECS, com os investigadores Sandra Marinho (Coordenadora), Madalena Oliveira, Luís António Santos e Elsa Costa e Silva.