Foi publicada a versão chinesa do livro Genética Forense e Governança da Criminalidade, da autoria de Helena Machado e Rafaela Granja.
Este livro mobiliza uma perspetiva sociológica crítica para explorar modos contemporâneos da governança da criminalidade por via da genética forense. Helena Machado e Rafaela Granja abordam um conjunto de temas útil à compreensão do lugar e do papel da genética nos sistemas de justiça criminal, bem como os desafios sociais, éticos e políticos subjacentes. Em particular, as autoras exploram os usos da genética para identificar suspeitos criminais ou para prever o comportamento humano e os riscos para a privacidade e direitos humanos associados, a expansão da vigilância transnacional e o uso do big data.
O livro integra também a análise de tecnologias controversas que têm o potencial de consolidar a criminalização e estigmatização de determinados grupos sociais, indivíduos e famílias, bem como fazer recrudescer manifestações racistas baseadas na biologia.
Redigido numa linguagem acessível, este livro destina-se a estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas – da Sociologia, Criminologia e outras ciências sociais ao Direito e à Genética Forense.