A Escola Básica de Rates e a Escola Básica de Refojos estiveram na Universidade do Minho, no Dia Mundial da Rádio, para fazer vídeos e podcasts com a ajuda de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS).
A visita aconteceu no âmbito do programa “Cientificamente Provável”, no qual as duas escolas da Póvoa de Varzim se inscreveram. Sara Pereira, coordenadora da atividade e investigadora do CECS, explicou a atividade: “exploraram os livros e entrevistaram-se a si próprios, para, em conjunto, perceberem qual o adjetivo que melhor descreve um livro ou como caracterizam personagens”.
Depois de realizadas estas tarefas, os cerca de 40 alunos seguiram para duas salas distintas onde gravaram, à vez, podcasts e vídeos. Nas gravações, enquanto uns eram protagonistas dos vídeos, outros vestiam o papel de realizadores ou estavam responsáveis pela luz e som.
No final do dia, alunos e professores manifestaram total agrado com a iniciativa, afirmando que estas atividades são positivas quer para os alunos e professores das escolas básicas, quer para os investigadores e docentes universitários. A vontade de repetir foi unânime.