Durante o mês de maio o Laboratório Criativo 2CN-CLab deu início a uma série de Working Days sobre a Carta Cultural Ibero-americana pelo país. As atividades tiveram como co-promotores as Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e Loulé, sendo dinamizadas nas respectivas cidades nos dias 9 e 15.
Nos 2CN-CLab Working Days, um grupo de vinte participantes reúne-se durante um dia para, por um lado, analisar e discutir criticamente a Carta Cultural Ibero-americana e, por outro lado, tentar identificar pontos de afinidade que, à luz das suas práticas e do espírito da Carta e do 2CN-CLab, concorram para a conceção ou consolidação de projetos culturais em rede nos contextos local, português ou ibero-americano.
Além dos Working Days, realizou-se no último dia 28 a 2CN-CLab Talk “Cultura, Redes e Política: De que falamos quando falamos de Redes Culturais?”. A ação foi acolhida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e contou com a participação de Manuel Gama (Universidade do Minho), Fernanda Pinheiro (Universidade do Minho), Enne Marx (Palhaças em REDE), José Gil (S.A Marionetas), João Nazário (Jornal de Leiria) e Guilherme Garrido (Festival A Porta).
As 2CN-CLab Talks “Cultura, Redes e Política: De que falamos quando falamos de Redes Culturais?” e os 2CN-CLab Working Days “Carta Cultural Ibero-americana” são promovidos no âmbito do projeto de investigação “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano” que está a ser desenvolvido, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BPD/101985/2014), em Portugal, Espanha e Brasil. Em Portugal o projeto integra as atividades do Observatório de Políticas de Comunicação e Sociedade (POLObs), bem como do CECS.
O próximo Working Day “Carta Cultural Ibero-americana” está agendado para o dia 29 de Junho e está a ser co-promovido com a Câmara Municipal de Viana do Castelo. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser realizadas através do formulário online, disponível aqui.
Mais informações em: https://2cnclab.wordpress.com/