O próximo workshop Exchange “Crime e Memória – A Linguagem como Narrativa da Memória” terá lugar no dia 28 de outubro, pelas 11h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
Este workshop pretende inspirar os seus participantes a pensar o crime como um lugar em que Memória e História assumem um papel fundamental para albergar interpretações do mundo de uma forma mais pacífica e menos agitada e violentada por preconceitos, estereótipos, estigmas e fantasmas sociais e culturais. Contextualizar com cuidado as nossas leituras e abordagens do mundo humano, significa educar a nossa relação com o crime e, auspiciosamente, (des)manchar nódulos como o racismo, a xenofobia, a suspeição perante o ‘Outro’ como ex-colonializado/terrorista/migrante/refugiado, que danificam e obscurecem o sentido de compaixão e da dignidade para aqueles que estudam, pensam e investigam o crime.
O workshop contará com a participação de três convidados. Luís Rios, Museu de Ciências Naturais, Espanha, irá apresentar uma comunicação sobre a relação entre memória e a reparação históricas através de uma reflexão sobre as exumações e as técnicas forenses. Rui Sousa Silva, Professor auxiliar da Faculdade de Letras e investigador do Centro de Linguística (CLUP) da Universidade do Porto, irá abordar o papel e contributo da Linguística Forense para o estudo das narrativas do crime. Silvia Maeso, Investigadora principal no Centro de Estudos Sociais, Laboratório Associado da Universidade de Coimbra (CES), irá abordar a relação entre racialização e criminalidade, com ênfase em casos de brutalidade policial contra populações racializadas e nas continuidades da memória de violência racial/colonial no presente.
Para mais informações, por favor, consulte o website do projeto Exchange.